top of page

Velhice indígena: conversa com o professor Jaci Rocha Gonçalves.

Atualizado: 26 de jun. de 2020

Conheci o "Padre Jaci" na infância, enquanto padre na Igreja de Capoeiras, onde fiz minha catequese e primeira comunhão. Ele organizava missas com centenas de crianças aos domingos pela manhã, com muita música e violão.


Essa lembrança veio de maneira muito afetiva, enquanto eu procurava alguém para fazer comigo sobre o envelhecimento indígena. Tentei contato com vários órgãos, com representantes indígenas, mas não tive sucesso.


De maneira bastante solícita, o professor Jaci aceitou meu convite para contar sua experiência a respeito do trabalho desenvolvido e o contato com os povos remanescentes de Santa Catarina.


(para ver o vídeo, clique aqui)


Abaixo compartilho imagens e legendas enviadas pelo professor Jaci, que não conseguimos ver durante a live que realizamos.


Você pode assistir a live neste link:

Este é o velho pajé, XERAMÕI, em guarani. Conhecido como Alcindo. Esta foto e do livro Almas do Brasil, de Maristela Giassi. Aos 108 anos, representa a máxima autoridade médica, terapêutica e espiritual na dinâmica cultural dos Guarani. Exerce estas atividades holisticas no espaço sagrado da OPY.





Este o grande sonho dos Guarani: poder habitar este Morro Sagrado dos seus ancestrais conhecido como Morro dos Cavalos, na Enseada de Brito, município de Palhoça.



Este o grande sonho dos Guarani: poder habitar este Morro Sagrado dos seus ancestrais conhecido como Morro dos Cavalos, na Enseada de Brito, município de Palhoça.


Presentes nos Congressos Internacionais na Unisul Pedra Branca e Centro Cultural Tataendy Rupá da Aldeia Itaty do Morro dos Cavalos, as etnias dos povos originários de SC: Guarani, Kaingang e Laklano.


Laklaño-Xokleng. Os jovens Laklaño-Xokleng do Alto Vale do Itajaí dançam e cantam retomando sua língua e outros valores culturais proibidos há 100 anos.

Em maio de 2019, a Assembléia de líderes e Xeramõi Guarani no Morro Sagrado de Palhoça reuniu 520 participantes incluindo representantes das organizações inter-étnicas da América do Sul. Com apoio do Homo Serviens, Instituto Biocultural que presido.


São exemplos da força endocultural dos povos originários que investem o que não tem para se refazerem dos genocídios cujo monstro está se levantando com a pandemia do COVID 19 e a destruição das políticas indigenistas dos últimos e atuais governantes.



Esta é a Vovó Kerexu, vovó sabia, liderança Guarani internacional que anima o processo endocultural, ajudando o seu povo a se pegar no colo através da revitalização cultural e participação nas lutas por direitos violentados.




Teofilo Cacique da Aldeia Itaty de Palhoça, une plantio de espécies sagradas envolvendo sempre as ações de sua comunidade com o ritual do Petanguá, fumaça do cachimbo sagrado que gera espaço de união com Deus do Sol (Tupã, o criador).


Imagem de Kerexu , vovó sábia, liderança guarani Internacional que anima o processo endocultural, ajudando seu povo a se pegar no colo através da Revitalização Cultural e participação nas lutas por direitos violentados.



Imagens artesanais de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Aparece jovem mãe em 1532 ao indígena são Juan Diego, falando em Nahualt, língua confederada das muitas etnias do atual México. A surdez das autoridades colonizadoras diante do alerta desta Mãe Cuidadosa permitiu que em 36 anos morressem cerca de 16 milhões de indígenas.


Lembrei também da bênção de Nossa Senhora Aparecida que se mostra protetora irredutível e advogada do direito à vida, dignidade e liberdade dos negros e indigenas escravizados no Brasil em suas aparições de 1717. E até hoje não descansa desta tarefa, dada nossa insistência em não assumirmos o CUIDADO COM A VIDA DE TODOS E DE TUDO como missão, propósito e valores enquanto pessoas e profissionais.


Por isso, escolhi abençoar seus internautas e a você como youtuber e influencer para seguirem decididamente amorosas jardineiras da justiça e paz.


A nossa conversa está disponível neste link: https://youtu.be/ZW-NdgvDT64


196 visualizações0 comentário
bottom of page