top of page

A ridicularização da velhice

Mascarado de piada, preconceito pela velhice é muito mais comum e culturalmente aceito em nossa sociedade.


Não consigo ver um vídeo desses sem me colocar no lugar dos dos familiares desta idosa. Pela reação desproporcional e desesperada, é muito provável que esta senhora tenha alguma demência. Muito provável MESMO.

.

Infelizmente a turma em geral acha graça, faz piada. Ano passado ficou claro o preconceito etário nas piadas vinculando idosos ao contágio pelo Covid de maneira tão esdrúxula.

.

Quem está perto de idosos, especialmente os residentes em Instituições, como é o meu caso, sabe o quão desafiador é lidar com eles no dia a dia. Os pacientes demenciados exigem atenção máxima, pois perdem a noção de muita coisa. O freio social é um deles e o idoso começa a se portar sem pudor, sem pensar no que vão pensar. Entendem?

.

Falam palavrão, podem se tornar sexualizados demais, reagem de maneira violenta às mais diversas situações. E por isso acabam sendo infantilizados, e, assim, perpetuando o estigma da demência como um "regresso cognitivo".

.

Esta senhora tem uma história de vida. Provavelmente cresceu num mundo sem vacinas, sem tanta máscara e álcool em gel. E precisou lidar com isso.

.

O pessoal da saúde que a segura, está fazendo com o intuito de imunizá-la, pois é necessário. E fazem com a técnica possível.

.

Pode ser engraçado ouvir a idosa falando "peeeste". Pode ser. Mas você pode escolher guardar esse riso, engolir no seco.

.

Como eu disse, evito o discurso do cancelamento, do politicamente SUPER correto...

.

Mas numa semana em que o discurso de uma blogueira de 50 anos viraliza falando sobre o etarismo (preconceito pela idade), dar de cara com a ridicularização de uma idosa, é demais pra mim.

.

A diferença entre a Cris Guerra e essa idosa? A Cris tem uma imagem moderna, está nas redes sociais e possui sua cognição perfeita.

.

Ela não está numa instituição para idosos, não é demenciada, tem o freio social de suas reações e o mais importante: a Cris Guerra TEM ALGUM CONTROLE SOBRE O QUE POSTA NAS REDES SOCIAIS.


275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page