top of page

O que é Avosidade?

No Brasil, a avosidade é um instituto muito valorizado, onde os avós são pessoas atuantes, importantes e centrais nas famílias.


Pra você entender o que é a avosidade, basta pensar no que é a maternidade e a paternidade. A avosidade é o exercício da função de avós, na relação direta com seus netos.


Vivenciar e crescer em contato com os avós é fundamental para que a criança perceba o papel das pessoas mais velhas e compreenda os estágios do envelhecimento.


Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo a avosidade:


- Seja presente na vida dos seus netos. Passe tempo com eles, ouça suas histórias e esteja disponível para ajudá-los. Os avós podem, inclusive, pedir direito de acesso e visita aos seus netos, quando estão impedido de vê-los.


- Seja um modelo positivo, buscando mostrar e orientar seus netos para que sejam pessoas construtivas, seguras e amorosas. Quando uma criança convive com pessoas de idades e fases da vida diversas, isso auxilia na construção de uma pessoa com maior capacidade de entendimento sobre as diferenças que temos, uns dos outros.


- Compartilhe seus conhecimentos e experiências. Ensine aos seus netos sobre o mundo e sobre a vida. Tente descobrir qual a melhor forma de fazer essa aproximação, pra que seus netos sintam vontade de largar a tecnologia pra interagir na "vida real".


- Seja paciente e compreensivo. Os netos podem ser desafiadores, especialmente quando pensamos nas diferenças sociais e geracionais e de acesso à tecnologia.


- Seja alguém que aprende com os netos! Dê o espaço para que seus netos ensinem, mostrem ou compartilhem suas experiências e conhecimentos.


- Crie um espaço seguro para seus netos, onde os problemas "de adulto" não estarão presentes. Especialmente nos casos de pais separados e em situação de conflito, tente oferecer um local para onde seus netos podem ir pra vivenciar momentos de paz, sem perguntas, sem cobranças, sem pressões. Tenha certeza que isso fará muita diferença.


- Divirta-se! A Avosidade é uma experiência maravilhosa. Aprecie cada momento.

19 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page