Enquanto temos um médico geriatra para cada 16 mil idosos no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que deveríamos ter um médico desta especialidade para cada mil habitantes.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia mostram que, hoje em dia, há cerca de mil e 800 especialistas na área atuando no país, sendo que 60% está na região Sudeste.
.
O Ministério da Saúde trabalha com número ainda menor: 869 profissionais registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
.
Lembrando que atendimento por médico geriatra e equipe multidisciplinar é um direito da população idosa destacado no Estatuto do Idoso!
.
Existe a necessidade da abordagem do envelhecimento nos cursos de graduação de medicina e um estímulo acadêmico para o engajamento nesta área.
.
Assim como os cuidadores são cada vez mais necessários, também são os médicos especialistas no envelhecimento e acompanhamento dos idosos.
Você quer ler mais sobre envelhecimento e direito do idoso? Então clica aqui: https://www.arianeangioletti.com/artigos que estou sempre trazendo dados e informações!
Se você chegou a este texto por alguma rede social, não esqueça de curtir e compartilhar, assim a informação aparecerá para mais pessoas e, juntos, vamos disseminar a cultura do envelhecimento saudável, ativo e sustentável!
Comments