top of page

Medida protetiva para pessoa idosa

Por diversas vezes escuto o questionamento: “Mas por que o idoso não denuncia o filho e pede medida protetiva?” Saiba que não é fácil uma pessoa idosa reconhecer ou aceitar que precisa desta intervenção, já que reconhecer que um familiar é seu agressor é um caminho muito doloroso.


Na esmagadora maioria dos casos que acompanhei, vi idosos vítimas sentindo-se culpados ou justificando os atos do agressor."Onde eu errei?", "Eu não fui uma boa mãe", "Eu só trabalhei e não criei meus filhos", "Eu dou muito trabalho", "Ele não tem culpa", "Eu que quis dar o dinheiro", "Eu que quis que ela viesse morar comigo". E por aí vai.


Quando a pessoa idosa decide solicitar uma medida protetiva, ela já percorreu um longo e árduo caminho. Então, assim que ela esboçar essa necessidade, auxilie imediatamente.Como fazer?Um dos caminhos é registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia e solicitar a representação do agressor e o que seja solicitada a medida protetiva. Nos casos em que o risco é iminente ou o idoso está sob ameaça,, essa tramitação pode acontecer no mesmo dia. Na delegacia, todo procedimento possa acontecer sem a presença de um/a advogado/a, eu aconselho que a pessoa idosa esteja amparada por um/a no momento de registrar a ocorrência.


A medida protetiva também pode ser solicitada judicialmente, em processo próprio ou no curso de algum outro processo para os casos em que o idoso sentir-se ameaçado.


Importante!Esta medida serve para afastar o agressor - ou suspeito - do local e da relação onde possa estar acontecendo a violência, tornando possível buscar a verdade dos fatos.


Mesmo que o agressor seja o proprietário do imóvel onde mora ou seja responsável financeiro pela pessoa idosa, ele pode ser afastado da residência e continuar com a obrigação do custeio das necessidades do idoso ou da idosa.


O pedido de medida protetiva acontece a partir de uma relação conturbada, agressiva e com conflitos emocionais e existenciais. Portanto, é um assunto muito delicado. Busque sempre por orientação para orientar e acompanhar a pessoa idosa vítima de violência.



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page