top of page

O que aprendi com a morte do meu pai


Escrevi este texto no dia em que meu pai faria aniversário. É o décimo ano sem ele e resolvi que meu texto não será pra ele, mas pra você que ainda tem a presença do seu pai.


São alguns aprendizados que tive ao longo dos três anos de tratamento e depois da morte dele.


Leia com carinho e atenção, pois só consegui ter essa compreensão quando ele já não estava mais aqui.


- Seu pai é um ser humano. Podem ter dito que ele é invencível ou um herói. Mas não é. Ele cometeu erros e acertos nessa vida, tendo que enfrentar seus medos e viver suas grandes vitórias muitas vezes sem ser considerado um herói.


- Não cabe a você julgá-lo... seja por carregar vícios, por preferir viver de um jeito que você não compreenda, ou talvez porque seja divergente em todos os seus posicionamentos. Seu pai nunca irá julgar você com a mesma ferocidade e crueldade que você fará com ele.


- Seja paciente. Perca a mania de ser uma eterna criança mimada na frente do seu pai. Tenha consciência de quem ele é na sua vida, na sua história. Honre seu pai por isso. Mesmo que ele não tenha contribuído como você acha que deveria, era o que ele podia te dar naquele momento.


- Sorria nas fotos. Você vai gostar de ter lembranças bonitas pra olhar de vez em quando.


- Deixe-o participar da sua vida e participe da dele. Entenda o que ele tem pra te oferecer e receba de braços abertos.


- Tenha boas histórias pra contar. Viva e oportunize bons momentos entre vocês.


- Faça as pazes logo.


- Exija participar da vida dele. Fique em cima sobre as questões emocionais e de saúde.


- E se for preciso, cuide dele. Faça com dedicação e amor. Faça com carinho e cuidado. Faça com delicadeza e ternura. E encontre momentos de distração na dor. Ria com ele.


- Cultive apenas as boas memórias e não se martirize se você não conseguiu ser a melhor ou o melhor filho do mundo. Tenha certeza de que seu pai sempre te compreendeu e recebeu tudo que você pode dar em cada momento.


❤ Te amo, meu Chico.

(eu sei que tem situações que tudo isso é quase impossível de acontecer... então compreenda isso e não se atormente com o que não é possível de ser feito)


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page