• Ariane Angioletti

Calendário Intergeracional do Advento

Atualizado: 1 de Dez de 2020

Vamos aproveitar este momento que antecede ao Natal para realizar algumas atividades e reflexões entre avôs, pais, filhos, netos?


O que é o Advento?

De maneira muito, muito, muito resumida, é uma atividade da liturgia cristã, que traz um momento de reflexão que se inicia quatro domingos antes do Natal. O advento traz valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a caridade.


E o calendário do Advento?

O calendário tradicional consiste em dois pedaços de cartolina sobrepostos. Vinte e quatro janelas são cortadas na camada superior com um número entre 1 e 24 em cada uma delas. Começando no primeiro dia de dezembro, uma janela é aberta a cada dia, fazendo a contagem regressiva até a noite de Natal. De 24 até 1. Cada compartimento mostra uma imagem que pode ser tanto sobre o Natal ou o nascimento de Cristo quanto cenas relacionadas à festa de Natal, como bolas, pinheiros e estrelas.


O número de janelas também pode ser de 25, para cobrir o dia de Natal ou 31 e 32 para incluir a véspera de Ano Novo e o Dia de Ano Novo.


É utilizado de maneira lúdica para as crianças, onde os pais contam histórias, entregam pequenas demonstrações de afeto ou, ainda, realizam uma atividade por dia, até que chegue o Natal.


E qual a minha proposta?

Uma atividade por dia, com foco na lembrança e nas relações entre as gerações. Pode ser com a família, com amigos mais velhos e mais novos. O importante é que possamos lembrar, dividir e aprender com os mais velhos, e também com os mais novos! Afinal, todos tem o que ensinar e estará em tempo de aprender.


Abaixo estou deixando a minha proposta de atividades diárias. Você pode fazê-las e ir compartilhando nas suas redes sociais! Peço apenas que marque as #AdventoDasGerações #ArianeAngioletti para que eu possa acompanhar!


Aceitam a proposta?






541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo