• Ariane Angioletti

Janeiro Branco: saúde mental importa!

Atualizado: Jan 6

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar mentalmente saudável, é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, consegue lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

.

O mês de janeiro foi escolhido para ser o período de divulgação da importância da saúde mental, já que nesta época todos estão voltados para suas proposições para o ano que inicia e fazendo uma revisão das suas posições, posturas e ações.

.

É importante desconstruir os preconceitos que se vinculam à saúde mental, para buscar apoio profissional, tratamento e o reequilíbrio emocional. Esta questão é ainda mais importante quando falamos da população idosa, pois aqueles que tem mais de 70 anos, não conviveram com a informação sobre a importância da saúde mental. Os problemas relacionados com depressão e ansiedade eram vistos como frescura, como ausência de relações amorosas ou sociais e, ainda, como a ausência de uma atuação religiosa.

.

Temos um número importante de suicídio de idosos no Brasil. Sabe-se que Santa Catarina está em segundo lugar no ranking. Isto, num levantamento realizado em 2014, pela Fiocruz, através dos registros policiais e da saúde.

.

Aqui outra questão a ser combatida: a subnotificação nas tentativas e nos suicídios efetivados.

.

Então, a campanha em janeiro é sobre a importância de nos mantermos mentalmente saudáveis, buscando meios de lidar com a pressão, o estresse, a rotina sempre tão corrida, os excessos que cometemos e seus reflexos na nossa saúde (e não apenas na saúde física).

.

Procure ajuda! Vá a um médico, a um psicólogo, também pode ser (inicialmente) um grupo de apoio presencial ou mesmo virtual. O primeiro passo pode parecer difícil, porém, mais difícil é conviver com uma saúde mental fragilizada. E se você perceber que alguém das suas relações precisa de ajuda, seja acolhedor, não julgue, não diminua seu sofrimento.

.

Deixo o link do site da campanha do Janeiro Branco! Vale a pena a visita!

0 visualização

Criado por Ariane Angioletti. Todos os Direitos Reservados.

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram